Eleições e Guerra ampliam audiências dos canais de informação. Será para durar?

A guerra cola-nos aos ecrãs. A movimentação das tropas, o drama humano, a empatia e, ao mesmo tempo, a certeza das implicações nas nossas vidas, mantêm-nos presos às imagens, aos diretos, às análises. Será apenas um instinto voyeur, que logo se cansa e passa ao trending topic seguinte? Ou temos em Portugal uma verdadeira tradição no acompanhamento dos grandes acontecimentos internacionais, mesmo quando acontecem a milhares de quilómetros de distância? Eleições e guerra ampliam as audiências dos canais de informação. Será para durar?

Para debater este assunto, o NewsMuseum desafiou os jornalistas Nuno Santos e Ricardo Costa.

Nuno Santos começou a sua carreira como jornalista e já ocupou o cargo de diretor na RTP e na SIC, canal que, há 20 anos, fundou e foi o primeiro diretor da SIC Notícias. Em julho de 2020, Nuno Santos passou do cargo da direção de programas da TVI, para assumir o de diretor-geral o mesmo canal, assim como da CNN Portugal.

Ricardo Costa começou a trabalhar, aos 21 anos, no jornal Expresso do qual viria a ser diretor entre 2011 e 2016. Integrou ainda a direção de informação da SIC e da SIC Notícias. Em fevereiro de 2016, foi nomeado diretor-geral de informação do grupo Impresa. Continua a apresentar, à sexta-feira, o Expresso da Meia-Noite, na SIC Notícias.

Plataformas

SpreakerApple PodcastsSpotifyDeezerPodcast AddictPodchaseriHeartRadioGoogle PodcastsCastboxJioSaavn