Pontuação:95.18 // Estatuto: Livre

1 - Noruega

A Noruega apresenta um mercado mediático dinâmico, marcado por empresas de grande independência editorial. Existem 230 meios de comunicação no país, mas é a emissora pública NRK que domina o mercado audiovisual, seguida do canal comercial TV2.

O mercado mediático online tem vindo a crescer nos últimos anos, especialmente o setor de opinião mais radical. A versão online do jornal VG é a mais lida.

A Constituição da Noruega defende como garantias a Liberdade de Expressão e o direito à informação pública, que também é protegido por várias outras leis. A indústria dos média tem um código de ética comum.

O ambiente político é bastante favorável para os média noruegueses, sem que os políticos interfiram nos conselhos editoriais dos órgãos públicos. Contudo, a recolha extensiva de dados de comunicação realizada pelo governo representa um risco potencial para a proteção das fontes jornalísticas.

A Autoridade dos Média Norueguesa recolhe, classifica e publica dados sobre os proprietários de grupos de comunicação social. Os órgãos reguladores da concorrência, por sua vez, protegem o pluralismo em termos de propriedade. A política de “IVA zero” aplicada aos meios de comunicação contribui para manter a qualidade e o pluralismo.

De modo geral, a sociedade e o Estado incentivam o jornalismo independente e o debate de ideias.

Em geral, os jornalistas trabalham num ambiente seguro, com apenas alguns casos excecionais de violência física, mas as ameaças são comuns.