As Public Relations na Aldeia Global

A indústria das Public Relations foi redefinida com a proliferação da internet e dos media sociais e "trocou" o mercado da Influência pela Aldeia Global. 

Num mundo cada vez mais competitivo, a sobrevivência das organizações, das marcas e dos protagonistas depende da afirmação de identidades diferenciadoras.

As consultoras de Public Relations abandondam as técnicas tradicionais do Séc. XX, como a distribuição de comunicados de Imprensa, e evoluem para modelos de Comunicação adaptados ao novo ambiente da Aldeia Global.

Mas de onde surgiu o conceito de Aldeia Global?

O mundo é uma aldeia

A ideia de Aldeia Global nasceu, há meio século, na inteligência criativa do grande teórico da Comunicação Marshall McLuhan.

“These new media of ours … have made our world into a single unit. The world is now like a continually sounding tribal drum, where everybody gets the message… all the time.”

[«Estes novos media nossos… tornaram o nosso mundo numa única unidade. O mundo é agora como um tambor tribal contínuo, onde toda a gente recebe a mensagem… a toda a hora»].

 

 

 

As afirmações de Marshall McLuhan ribombam como um trovão na sociedade dos anos 60. Numa altura em que a televisão atravessava a sua infância e o computador pessoal não passava de um sonho distante, o investigador previa a conetividade do mundo.

Mas as ideias de McLuhan não se ficavam por aqui.

Ao afirmar que a figura do «livro» já não se encontrava num lugar predominante, o investigador previa igualmente como a juventude facilitaria a mudança do paradigma da imprensa para o plano eletrónico.

Na altura desta entrevista para a CBS, McLuhan trabalhava no seu primeiro livro, The Gutenberg Galaxy, que seria publicado em 1962.

Esta obra, juntamente com tantas outras, traria à luz várias teorias que mudariam para sempre a forma como vemos as tecnologias.

McLuhan dá o nome de media a todos os meios tradicionais que disseminam informação, como o discurso, a imprensa, ou as artes visuais.

Além disso, para o investigador, os Media são extensões dos sentidos humanos, como a roupa é uma extensão da pele e a roda uma extensão do pé.

Marshall McLuhan acabaria por ser o pai de expressões como «Aldeia Global» e «o meio é a mensagem».

Uma nova era

A invenção da imprensa de Gutenberg havia colocado a predominância do visual sobre a cultura oral. No entanto, o surgimento dos mediatecnológicos voltaria a substituir a cultura visual e do impresso pela cultura oral.

Para o teórico, as novas tecnologias – que iriam permitir a comunicação instantânea –iriam eliminar as barreiras geográficas e criar uma Aldeia Global.

Esta nova era permitiria que a Humanidade se organizasse em tribos, assistindo-se à passagem do individualismo para uma identidade coletiva – a chamada Aldeia Global.

Sem saber, McLuhan previa a comunicação instantânea e o advento da internet e da "world wide web", cenários tão comuns nos dias de hoje.

“Today, after more than a century of electric technology, we have extended our central nervous system itself in a global embrace, abolishing both space and time as far as our planet is concerned.” , escreveu Marshall McLuhan, em Understanding Media, 1964.

[«Hoje, depois de mais de um século de tecnologia elétrica, estendemos o nosso sistema nervoso central num abraço global, abolindo o espaço e o tempo no que diz respeito ao nosso planeta»].

Os conceitos de McLuhan seriam revolucionários na sua altura.

O investigador baseou-se na televisão para sustentar que o meio em si tinha tanta influência no espetador quanto a mensagem que este transmitia.

Mais tarde, estudos científicos viriam confirmar a passividade dos telespetadores que assistem a programas de televisão.

O trabalho de McLuhan focar-se-ia no impacto das tecnologias de comunicação na cultura. Já a sua obra The Mechanical Bride: Folklore of Industrial Man, de 1951, constituiu-se como o estudo pioneiro do campo a que hoje chamamos cultura popular.

Os seus contributos para a teoria da comunicação valeram-lhe os títulos de «herói de culto» e «sumo-sacerdote da cultura pop».

A Aldeia Global tinha chegado para ficar.

RP em evolução

Com o mundo na palma da nossa mão, a questão que se impõe é como é que as disciplinas da Comunicação se apropriaram desta noção de McLuhan.

A frase «Think globally, act locally» nunca teve tanto impacto.

A pequenez do mundo fez mudar as formas de pensar das empresas e das organizações. A informação começou a fluir livremente, e o acesso a estes fluxos tornou-se possível em qualquer parte do mundo.

E as Public Relations adaptaram-se a estas novas correntes deste grande caudal que a Aldeia Global proporcionou.

«O que posso fazer para aparecer nos primeiros lugares da pesquisa do Google? Esta é já há algum tempo a pergunta de 1 milhão de euros no mundo do marketing digital», considera Luís Paixão Martins.

A Online Reputation Management (ORM) passou a ser um dos grandes enfoques, tentando responder às questões impostas pelo mundo acelerado da Internet.

Nunca os motores de busca como o Google tiveram tanta importância para as organizações.

Numa verdadeira procura pelo sucesso, não estar na rede significa ser esquecido, ou até simplesmente nem existir.

A disciplina de ORM consiste na monitorização de uma marca, organização, território, protagonista ou assunto no meio online, e respetiva intervenção, com o objetivo de contribuir para uma presença online factual, relevante e que vá ao encontro dos objetivos de Comunicação.

Uma importante evolução relativamente à forma como se praticava Relações Públicas antigamente.

Hoje em dia, o processo está tão naturalizado, que nos esquecemos que toda esta conceção da comunicação surgiu há muito tempo, quando ainda nem existia Internet.

As ideias de Marshall McLuhan penetraram na maneira como nós, na Aldeia Global, pensamos sobre a tecnologia e os mediade tal forma que, muitas vezes, não estamos conscientes do efeito revolucionador dos seus conceitos, aquando da sua primeira introdução.

O teórico criou esta ideia de um sistema nervoso planetário integrado que está tão enraizado na nossa cultura popular, que quando a Internet finalmente chegou à Aldeia Global, pareceu mais um acontecimento da ordem natural das coisas, e não o fantástico advento que realmente é.

As Relações Públicas têm evoluído para se adaptarem ao ritmo alucinante do atual sistema mediático.

Um sistema mediático desenvolvido num mundo onde as barreiras se esbatem e a informação viaja a uma velocidade nunca antes alcançada.

Bem-vindos à Aldeia Global.