COMPREENDER: LITERACIA MEDIÁTICA
As notícias nunca são completamente falsas. Se forem, já não podem ser consideradas notícias. No entanto, podem ser imprecisas, manipuladas, enviesadas ou incompletas, o que raramente significa que sejam totalmente falsas. E é justamente aí que reside o verdadeiro perigo da desinformação. Nesta formação, iremos explorar com profundidade os diferentes tipos de desinformação, desde o sensacionalismo até à distorção subtil dos factos, passando por narrativas intencionalmente enganosas. Vamos analisar como o contexto, a omissão de informações ou uma manipulação subtil podem transformar o significado de uma notícia e influenciar a forma como os nossos estudantes e a sociedade em geral formam suas opiniões. Perceberemos que combater a desinformação envolve muito mais do que apenas identificar mentiras evidentes; é uma questão de promover um pensamento crítico, capaz de avaliar e interpretar a informação de forma rigorosa e responsável.
Duração: 4 horas
Formadora
Fernanda Bonacho
Doutorada em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Nova de Lisboa. É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (ESCS), onde coordena o curso de Mestrado em Jornalismo. Faz parte do grupo de investigadores integrados do Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média (LIACOM), é colaboradora do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) e presidente do Instituto de Comunicação e Media de Lisboa (ICML). Os seus interesses de investigação têm-se centrado na área da literacia mediática, em particular, na relação entre as competências transmédia, o jornalismo, a linguagem e a comunicação. Participou em diversos projetos de investigação no âmbito das ciências da comunicação e jornalismo, com financiamento interno e externo ao Instituto Politécnico de Lisboa, incluindo a coordenação da Academia da Leitura do Mundo, financiada pela rede nacional das Academias de Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian. É membro do Conselho Científico-Pedagógico do Centro de Línguas e Culturas do Instituto Politécnico de Lisboa (CLIC) e colabora com o Conselho da Europa no âmbito da Educação para a Cidadania Digital (DCE). Representa a ESCS/IPL na rede nacional Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e é a Chairda Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania.
Convidado
Rodrigo Moita de Deus
Profissional da área da Comunicação, Empresário, Escritor, analista e comentador em vários programas de televisão. Orador em várias conferências internacionais, sobre temas relacionados com comunicação. Diretor e um dos fundadores do NewsMuseum.